Destaques

  • 30 de maio de 2017

    O PROJETO "MENINAS GUERREIRAS NA ROTA DAS BANDEIRAS" LEVA AÇÕES POÉTICAS AO INTERIOR DE SÃO PAULO E REVIVE HISTÓRIA DE HEROÍNAS BRASILEIRAS

    Nos próximos dias 31 de maio, 01, 02, 12, 13 e 14 de junho de 2017, as cidades de Itu, Porto Feliz, Santana do Parnaíba, Salto e Cabreúva, serão invadidas pelas mulheres guerreiras de Tejucupapo. É isso que propõe o projeto MENINAS GUERREIRAS NA ROTA DAS BANDEIRAS, concebido pela UNALUNA – PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE e contemplado no EDITAL PROAC Nº 36/2015 - ESTÍMULO À LEITURA EM BIBLIOTECAS. Refazendo o caminho dos bandeirantes, o projeto irá passar por estas cidades do interior paulista e, além de doar exemplares do livro DE COMO MENINAS GUERREIRAS CONTARAM HEROÍNAS, escrito por Luciana Lyra e ilustrado por  Vânia Medeiros, para uma biblioteca local, irá apresentar uma série de ações poéticas, que incluem contação de histórias, palestras lúdicas com autora e oficinas. Toda a programação é gratuita.

    Lançado em 2011, como a primeira aventura da Coleção Meninas Guerreiras, De como meninas guerreiras contaram heroínas é inspirado no imaginário das heroínas da comunidade de Tejucupapo, mulheres aguerridas que lutaram contra os holandeses no século XVII, em Goiana, na zona da mata norte pernambucana. A brochura, concebida com incentivo da Bolsa de Criação Literária da Funarte (MinC) e publicada por meio do Prêmio de publicação de livro da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo (ProaC), entre 2009 e 2010, é dividida em jornadas numa linguagem épica e tem a intenção de descortinar para o público jovem, a força feminina, mostrando que, contemporaneamente, as heroínas ainda vivem nas máscaras de catadeiras de ostras, donas-de-casa, funcionárias públicas da comunidade tejucupapense atual e desvelam-se nas variadas meninas/mulheres do contexto das cidades do século XXI.

    Distribuído em 2014, no interior de Pernambuco, com patrocínio do FUNCULTURA-PE, o livro das Meninas Guerreiras desenha nova jornada avançando pela Rota dos Bandeirantes, também conhecida como Rota das Bandeiras, uma das mais antigas estradas históricas do Brasil. O projeto pretende justamente apresentar a história de heroínas brasileiras ancestrais de Tejucupapo, heroínas negras e indígenas, que na contramão da sangrenta colonização, buscaram apontar um caminho múltiplo de identidade, onde as mulheres poderiam também exercitar seu empoderamento. As ações do projeto, pensado por Luciana Lyra, tem a intenção de dar mais voz e vez às mulheres de Tejucupapo, que ainda hoje lutam com bravura, valentia e idealismo na mata norte, transgredindo tempo/espaço e revelando a permanência da imagem de Marias Camarão, Joanas d’Arc, Diadorins, Amazonas e Iansãs, numa inusitada interlocução com jovens contemporâneos, nas suas dúvidas e questões sobre a condição feminina no mundo. A produção geral do projeto é de Karla Martins (Decanter articulações culturais).

    SERVIÇO

    MENINAS GUERREIRAS NA ROTA DAS BANDEIRAS - Ações poéticas (contação de histórias, palestras lúdicas e oficinas). Atrizes - Luciana Lyra e Stella Garcia. Música – Alessandra Leão. Desenhos - Vânia Medeiros. Produção Geral - Karla Martins. Duração - 3 horas. Recomendado para crianças a partir de 11 anos. Capacidade - 60 pessoas

    Itu - Dias 31 de maio e 1 de junho, quarta e quinta, às 13 horas
    Local: Biblioteca do no Centro Promocional Madre Teodora
    Endereço: R. do Patrocínio, 762 - Centro, Itu

    Porto Feliz - Dia 2 de junho, sexta, às 08 horas
    Local: Biblioteca da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira
    Endereço: R. Lauro Galvão, 106, Porto Feliz

    Santana do Parnaíba - Dia 12 de junho, segunda, às 14 horas
    Local: Biblioteca do Colégio Municipal André Fernandes
    Endereço: R. Ricardo - Bairro Cento e Vinte, Santana de Parnaíba

    Salto - Dia 13 de junho, terça, às 8 horas
    Local: Biblioteca Municipal Paço dos Taperás
    Endereço: R. Nove de Julho, 1142 - Centro, Salto

    Cabreúva - Dia 14 de junho, quarta, às 8 horas
    Local: Biblioteca Municipal de Cabreúva – Prof. Basilis Godoy
    Endereço: Rua Marciano Xavier de Oliveira, 364

    FICHA TÉCNICA

    Texto do programa didático, dramaturgia e direção da contação musicada: Luciana Lyra 
    Atuação na contação musicada: Luciana Lyra, Stella Garcia, Vânia Medeiros e Alessandra Leão 
    Palestra Lúdica: Luciana Lyra e Vânia Medeiros
    Oficineiras: Luciana Lyra (criação de texto/teatro), Vânia Medeiros (Ilustração) e Alessandra Leão (Sonoridades)
    Design Gráfico: Vânia Medeiros
    Registro Fotográfico: Morgana Narjara
    Assessoria de imprensa: Vanessa Fontes
    Produção Executiva:Isabela Razera
    Elaboração e Produção geral: Karla Martins e Luciana Lyra
    Coordenação geral: Decanter – Articulações Culturais e Unaluna – Pesquisa e criação em Arte

<< Voltar