Destaques

  • 15 de março de 2016

    Círculo de Oficinas Unaluna em Abril de 2016!!!

    ATENÇÃO CONVITE AOS NAVEGANTES........

    CÍRCULO DE OFICINAS UNALUNA EM ABRIL

    Alessandra Leão
    “Cadê o cantador? Experimentos em voz e percussão”
    Dias: 6, 13, 20 e 27 de abril (quartas-feiras, das 14h às 17h)

    resumo da oficina

    O foco desta oficina é a busca pela singularidade da interpretação do canto e noções básicas de percussão, a partir da música popular do Nordeste do Brasil. Tendo como ponto de partida a escuta e reflexão de exemplos musicais (áudios e vídeos), serão propostas diversas práticas, de exercícios de respiração, alongamentos e aquecimento (corporal e vocal), percepção sonora (tímbre, volume, textura), a relação da melodia com a palavra e ritmos como coco, ciranda e baianá.

    currículo breve

    Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora desde 1997. Aprendeu a tocar e cantar em grupos de maracatu, ciranda, coco, afoxe, frevo... Profissionalmente, fez parte do grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Em 2006, deu início ao seu trabalho autoral com o Brinquedo de Tambor, produzido e arranjado em parceria com o violeiro compositor e arranjador Caçapa. Em 2008 lançou o CD do projeto Folia de Santo, idealizado, coordenado e produzido por ela. Em 2009, lançou seu segundo CD solo Dois Cordões, produzido por Caçapa. Nesse mesmo ano compôs a trilha sonora do espetáculo teatral Guerreiras, de Luciana Lyra, lançado em ,livro+CD em 2010. Tem realizado turnês no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Bélgia, Portugal e Holanda. Num intervalo de 10 meses, lançou a trilogia de EPs Língua: Pedra de Sal (2014), Aço e Língua (2015).www.alessandraleao.com.br

     

     

    Vânia Medeiros

    “Um lugar pra o desenho”
    Dias: 7, 14, 21 e 28 de abril (quintas-feiras, das 14h às 17h)

    resumo da oficina
    Nesta oficina, serão exploradas algumas técnicas de criação gráfica e impressão manual em diversos suportes e formatos, abordando linguagens como a serigrafia, princípios de encadernação e fanzine, discutindo referências e possibilidades dentro dos interesses estéticos de cada participante.
    currículo breve
    Vânia Medeiros é artista visual baiana, atualmente vive e trabalha na cidade de São Paulo. Como designer e ilustradora, já publicou diversos livros, fanzines e capas de disco. Criou cenários para teatro e música e realizou residências artísticas no Equador e na Alemanha. Atualmente desenvolve pesquisa em design experimental na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Alguns de seus trabalhos podem ser vistos no http://vaniamedeiros.tumblr.com/

    Luciana Lyra

    “O Método Feldenkrais no cultivo do Artista de F(r)icção”
    Dias: 8, 15, 22 e 29 de abril (sextas-feiras, das 14h às 17h)

    resumo da oficina
    Tendo como ponto de partida a prática introdutória de lições do método corporal somático empreendido por Moshe Feldenkrais, é abordada a questão da autoimagem, suscitando discussões sobre corpo, movimento e voz no trabalho de artistas das mais diferentes linguagens. Tal enfoque acaba por desembocar em reflexões acerca da Mitodologia em Arte e da Artetnografia, e do Ator de F(r)icção, conceitos desenvolvidos por Luciana Lyra em suas pesquisas ao longo de quinze anos.

    currículo breve

    Luciana Lyra é atriz, performer, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Professora do departamento de Arte e Cultura Popular e da Pós Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é professora colaboradora e pós doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É também pós doutora em Antropologia, pela FFLCH/USP, doutora e mestre em Artes Cênicas pelo IA/UNICAMP. Fundadora de seu estúdio de investigação, UNA(L)UNA – PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE, atuou também na Companhia de Teatro Os Fofos Encenam, em São Paulo. Sites: www.unaluna.art.br e www.lucianalyra.com.br.

    Gabriel Brito Nunes

    “Práticas performativas – O corpóreo como fenômeno”
    Dias: 7, 14, 21 e 28 de abril (quintas-feiras, das 8h às 11h)

    resumo da oficina

    Nesta oficina, exploraremos as particularidades do corpo em ação de cada participante como um fenômeno inserido em paisagens de tempo e espaço. A partir de disciplinas de corpo que sustentam práticas performativas desenvolvidas para os trabalhos e composições de Gabriel Brito Nunes, lidaremos com construções de identidade, como esta é testemunhada pelo espectador e com a documentação de performance como uma performance em si, através de tecnologias acessíveis de foto e de vídeo.

    currículo breve

    Gabriel Brito Nunes é performer, coreógrafo, dançarino e professor de Iyengar Ioga. Sua formação em práticas de performance e de corpo inclui estudos com Maria La Ribot, David Zambrano, Benoît Lachambre, Susan Rethorst, Chrysa Parkinson, Frey Faust, Katie Duck, Barbara Mahler e Susan Klein. Tem apresentado seu trabalho em exposições e festivais coletivos no Brasil e em outros países, como a Bienal de La Havana (2016), o EXTRA! Festival Internacional de Performance (2013) – Cidade do México, o festival internacional de performance Verbo (2010) – São Paulo, na Sophiensaele (2009) – Berlim, e no Melkweg (2009) – Amesterdã. É Bacharel (2009) em Dança com especialização em Coreografia pela School voor Nieuwe Dansontwikkeling – SNDO, Amsterdã, Mestre (2012) em Artes Visuais com pesquisa em performance pela Escola de Comunicação e Artes – USP, e atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado em Cultura e Comunicação no PROLAM – USP.www.gabrielbritonunes.com

<< Voltar