Destaques

  • 22 de fevereiro de 2016

    Convidada do Programa de Pós-graduação em Teatro da Udesc, Luciana Lyra realiza palestra e oficina nesta semana

     

    O programa de Pós-graduação em Teatro e o projeto de extensão “Mulheres em cena”, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a artista-pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Prfa. PhD. Luciana Lyra para uma perfopalestra e um workshop. O evento conta com organização da professora Maria Miranda.

    Na perfopalestra intitulada "Dramaturgia feminina: o caldeirão de Afrodite", a artista-pesquisadora e professora compartilhará performaticamente de seus procedimentos de criação em dramaturgia, tendo como metáfora a deusa Afrodite e sua mitologia.Na apresentação das experiências mitodramáticas e experiências mitocênicas, enquanto bases para a sua cartografia dramatúrgica, desvelar-se-ão a Artetnografia, a Mitodologia em Arte e o Ator de f(r)icção, conceitos/práticas defendidos pela palestrante em seus mestrado, doutorado (IA/UNICAMP) e pós doutorados em Antropologia (FFLCH/USP) e Artes Cênicas (PPGART/UFRN). A palestra será realizada das 10h às 11h30, na sala de Dança 1 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público.

    No workshop intitulada "O Caldeirão de Afrodite: Procedimentos da Mitodologia em Arte na construção dramatúrgica" serão experimentados os procedimentos mitodológicos como: ritos de preparação (espaço mítico e vaso alquímico), ritos pessoais (experiências mitodramáticas: roda de objetos, os descansos) e ritos coletivos (experiências mitocênicas: mandala cartográfica), possibilita um primeiro contato com o processo de criação dramatúrgica via mitodologia em arte, criando uma jornada de tecedura de ações, que metaforicamente, tem o poder de transporte ao caldeirão de misturas de deusas como Afrodite.

    O workshop será realizado das 14h às 18h na sala de Dança 1 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. O curso é aberto aos interessados, tendo um total de 25 vagas. As inscrições poderão ser realizadas durante a palestra, no período matutino, ou 15 minutos antes do workshop, conforme número de vagas remanescentes.

    http://www.ceart.udesc.br/eventos/convidada-do-programa-de-pos-graduacao-em-teatro-da-udesc-realiza-palestra-e-oficina-nesta-semana/

     

<< Voltar