Livros

  • De como meninas guerreiras contaram heroínas - Coleção Meninas Guerreiras

    A Coleção Meninas Guerreiras compõe-se de quatro fábulas infantojuvenis, que têm como protagonista um grupo de cinco meninas, formado por Joana, Linda, Canu, Tânia e Nanã, as quais vivem as mais diversas aventuras, conjugando, ludicamente, História do Brasil e Mitologia. Numa linguagem épica e simbólica, os textos têm a intenção de desvelar para o público adolescente, as descobertas da puberdade mescladas aos desvendamentos da cultura brasileira e seus fatos históricos.

    VOLUME I
    De como meninas guerreiras contaram heroínas

    Dividido em um prólogo, treze jornadas e um epílogo, a fábula infantojuvenil tem como protagonista um grupo de cinco meninas, formado por Joana, Linda, Canu, Tânia e Nanã, as quais se descobrem guerreiras ao escavarem seus antepassados históricos no estado de Pernambuco para construção de uma peça de teatro em sua escola, no Recife. Inspirado no imaginário das heroínas da comunidade de Tejucupapo, Zona da Mata Norte de Pernambuco e numa linguagem épica e simbólica, o texto tem a intenção de desvelar para o público adolescente, as mulheres aguerridas que lutaram contra os holandeses no século XVII no interior do Estado, bem como fazer menção a deusas e heroínas de outros lugares e tempos, mostrando que, contemporaneamente, guerreiras e heroínas desvelam-se nas variadas meninas/mulheres do século XXI.

    VOLUME II
    De como meninas guerreiras encontraram a caixa dos males do mundo

    Dividido em prólogo, jornadas e epílogo, o segundo volume da Coleção Meninas Guerreiras, continua tendo como protagonista o grupo de cinco meninas, formado por Joana, Linda, Canu, Tânia e Nanã. Nesta aventura, as meninas, já intituladas guerreiras, saem juntas nas férias escolares para a casa dos avós de Nanã, que moram no alto sertão de Pernambuco, lá, entre namoricos e brincadeiras, elas descobrem uma misteriosa caixa, de onde saem males que afligem a humanidade. A história do sertão pernambucano: entre o cangaço, o triangulo das drogas, a fome e a seca, é abordada nesta fábula, que guarda no seu fim, um segredo para um melhor mundo no século XXI.

    VOLUME III
    De como meninas guerreiras foram flechadas pelo amor

    Dividido em prólogo, jornadas e epílogo, o terceiro volume da Coleção Meninas Guerreiras, continua tendo como protagonista o grupo de cinco meninas, formado por Joana, Linda, Canu, Tânia e Nanã. Nesta aventura, as meninas, já intituladas guerreiras, fazem um passeio escolar para o Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho-PE, onde existe uma ilha, chamada Ilha do Amor, lá elas conhecem um guia, o jovem e lindo pescador Eron, que vai levá-las para conhecer o lugar e sua história, tocando em questões sobre o meio-ambiente e desenvolvimento, além das lendas e mitos. Do contato com Eron, muitas transformações passam a se dar no grupo das meninas, e mesmo em toda escola. Paixões, namoros e amores diferentes começam a brotar, exigindo das meninas guerreiras maior amadurecimento com a vida. 

     

    VOLUME IV
    De como meninas guerreiras desceram ao mundo profundo

    Dividido em prólogo, jornadas e epílogo, o quarto e último volume da Coleção Meninas Guerreiras, continua tendo como protagonista o grupo de cinco meninas, formado por Joana, Linda, Canu, Tânia e Nanã. Nesta aventura, Joana recebe uma misteriosa carta de um menino holandês inter-cambista, que vem visitar o Brasil. Em busca de suas raízes, o menino, de nome Mauricio Van Post vai ao encontro das meninas guerreiras, que o levam às escavações pré-históricas no Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, onde supostamente estão os ossos de seu tata-tataravô, soldado durante a invasão holandesa em Pernambuco. Na descida às escavações arqueológicas, no domínio do mundo subterrâneo, as meninas guerreiras vão   encontrar a mais terrível das adversárias: a morte.

<< Voltar