Destaques

  • 10 de junho de 2016

    Grupo de teatro Arkhétypos na parceria com Unaluna- Pesquisa e Criação em Arte apresenta espetáculo intitulado: “Fogo de Monturo”, com encenação e dramaturgia de Luciana Lyra

    O grupo de teatro Arkhétypos do departamento de artes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN em parceria com a Unaluna - Pesquisa e Criação em Arte, realiza no período de 10 a 12 de junho o espetáculo intitulado: “Fogo de Monturo”. O evento ocorre na Pinacoteca de Natal, a partir das 20h nos dias 10 e 11 e às 19h no dia 12. Os ingressos são vendidos no local e custam R$ 30, 00 (inteira) e R$ 15, 00 (meia).

    Fogo de Monturo conta a jornada de Fátima, a filha de um engenho no vilarejo de Monturo, que está prestes a ser coroada como rainha do Maracatu, quando resolve partir para a Capital e estudar Direito na universidade. Com a sua migração, a pequena Monturo sofre com o retorno da assombração da puta Gaba Machado, morta por choques elétricos. Na vila, a energia de Gaba toma o corpo e o pensamento dos moradores, trazendo à tona seus mais recônditos desejos. Enquanto isso, Fátima, na Capital, envolve-se com o movimento estudantil e uma Professora de Direito, que poetiza a revolução contra o poder ditatorial dos militares.

    Arkhétypos

    O Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN trabalha numa perspectiva laboratorial e desenvolve seus espetáculos a partir de um mergulho no universo simbólico de cada ator, sempre associando a prática artística com a busca pelo autoconhecimento. É comum que nos processo de criação o grupo escolha um elemento da natureza como mote criativo: terra, água, fogo e ar. Este é quarto espetáculo do Grupo Arkhétypos que tem como tema o elemento fogo e foi desenvolvido numa co-produção com a Unaluna – Pesquisa e criação em Arte/SP. O trabalho é fruto da Pesquisa de Pós-Doutorado da Profª PhD. Luciana Lyra realizada no PPGArC da UFRN.

<< Voltar